Abdominoplastia

O que é?

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga e a deixar a barriga lisa e dura, além de também poder ser possível remover estrias e cicatrizes presentes no local.

Para quem é indicada?

É principalmente indicada para quem perdeu muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram como a região da barriga muito flácida.

Como é realizada?

É feito um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo, de acordo com o grau de correção da cirurgia, para que o excesso de gordura, de tecidos e pele possam ser removidos e para que os músculos abdominais que encontram-se enfraquecidos possam ser costurados. Dependendo da quantidade de gordura e pele que se deseja remover, é possível também realizar um corte ao redor do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen. 

Cuidados pré-operatórios na Abdominoplastia

– Jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicações, caso faça uso, que devem ser tomadas normalmente, com um pouco de água).

– Evitar bebidas alcoólicas ou refeições pesadas na véspera da cirurgia.

– Evitar qualquer medicamento para emagrecer por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

– Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 10 dias. 

– Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.

Cuidados pós-operatórios na Abdominoplastia

– Nos primeiros 2 meses após a abdominoplastia, você não deve deitar de bruços. Deitar de lado é permitido após 30 dias, com o auxilio de alguns travesseiros.

– Nos primeiros 20 dias, deitar, de preferência na posição de Fowler (dorso elevado e um travesseiro embaixo dos joelhos). O uso de vários travesseiros pode ser necessário para uma posição confortável.

Nos primeiros 10 dias você deve permanecer levemente curvada para frente ao se levantar e caminhar.

– Não se deve dirigir automóveis nos primeiros 21 dias de pós-operatório.

– O primeiro banho pode ser tomado no dia seguinte à cirurgia. Uma pessoa deve te auxiliar nesse primeiro banho. Faça tudo cuidadosamente e devagar. As áreas operadas podem ser lavadas com o sabão receitado. Enxugue as áreas operadas com uma toalha de rosto limpa, que deve ser separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Coloque imediatamente a malha de compressão cirúrgica. Complete o pós banho. Não se preocupe com as fitas de micropore, elas não se soltam durante o banho.

– É comum a presença de áreas arroxeadas (equimoses) se houver lipoaspiração associada. As mesmas deverão desaparecer num período de até 20 dias de pós-operatório, após ficarem esverdeadas e amareladas. 

– Um dolorimento à compressão da área operada pode ser sentido, bem como um desconforto ao sentar-se ou deitar-se sobre áreas operadas é esperado e normal.

– Não há necessidade de repouso no leito. Você pode e deve se movimentar. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima.

– Fique afastada dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 21 dias.

– Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 90 dias.

– Ir à piscina ou à praia está permitido após 60 dias, se não houver áreas arroxeadas. Só use maiôs ou biquinis da cor escura que cubram totalmente as cicatrizes e que sejam de tecidos grossos como jeans, lã ou polyester, evitando a exposição ao sol sobre a cicatriz. Utilize também protetor solar sobre as cicatrizes, mesmo que elas estejam cobertas.

– Você deve ir as consultas de retorno regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.

– ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição.

Dúvidas frequentes (Abdominoplastia)

– O pós-operatório desta cirurgia é doloroso? Sensibilidade a dor é uma característica individual. Geralmente é uma dor tolerável, principalmente nas primeiras 48 horas, que cede com o uso dos analgésicos prescritos.

– Há perigo nesta cirurgia? Complicações são bastante raras nesta cirurgia.  Durante sua consulta, todos os riscos serão explicados. 

– Qual o tipo de anestesia utilizada? Anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

– Quanto tempo dura o ato cirúrgico? Em média de 3 horas. Se associada a lipoaspiração, 4 horas e meia. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

– Qual o período de internação? Em média 12 horas. Caso haja associação com outro procedimento a internação pode ser de 1 dia.

– São utilizados curativos? Sim. São colocados micropore estéril ou cola cirúrgica na área dos pontos, que a paciente o mantém até o 1° retorno (no caso do micropore). Quando utilizado a cola cirúrgica essa se desprende por volta do 7° ao 10° dia.

– Quando são retirados os pontos? Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 10 a 14 dias. 

– Quando poderei tomar banho completo?No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.

– Como ficarão as cicatrizes no pós-operatório? As cicatrizes na abdominoplastia podem variar em tamanho. Quanto maior o excesso de pele a ser retirado, maior será a cicatriz. Geralmente a cicatriz resultante se localiza na região inferior do abdome, podendo ser escondida pela roupa íntima ou um biquíni. Em alguns casos, uma pequena cicatriz vertical, comumente chamada de mini-T, pode ser necessária. 

– Quando verei o resultado definitivo? A redução completa do edema (inchaço) só ocorre após 6 meses de cirurgia, principalmente se associada a lipoaspiração, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas na forma do contorno corporal. Com relação à cicatriz o resultado definitivo só ocorre após 18 meses.

 

Ao decidir realizar esta cirurgia, é fundamental procurar um cirurgião plástico credenciado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar o procedimento com segurança.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!