BLOG

ABDOMINOPLASTIA: SAIBA MAIS SOBRE O TEMA!

Pacientes que desejam remover um excesso de pele e flacidez no abdômen, normalmente, optam pela abdominoplastia. Em geral, passam por esse procedimento cirúrgico mulheres após a gravidez ou pacientes que tiveram uma variação de peso depois de ter feito uma cirurgia bariátrica ou passado por reeducação alimentar. Confira as principais dúvidas acerca do tema!

O que pode ser corrigido?

 Durante o procedimento, podem ser corrigidas hérnias ou abaulamentos ocasionados por afastamento dos músculos abdominais. Existe ainda a possibilidade de retirar estrias que estejam localizadas abaixo da cicatriz umbilical.

Quais cuidados pré-operatórios?

Antes da cirurgia de abdominoplastia, alguns cuidados básicos de qualquer cirurgia devem ser seguidos. Entre eles, o jejum de 8h, incluindo líquidos, com exceção para medicações (caso faça uso).

Além disso, é preciso evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas na véspera, além de não ingerir qualquer medicamento para emagrecer por pelo menos 10 dias antes do ato cirúrgico. Atividades profissionais, escolares e sociais devem ser programadas pois o paciente precisará de repouso imediato. O banho no dia anterior da cirurgia deve ser feito com sabão específico receitado pelo profissional.

Quais cuidados pós-operatórios?

Nos primeiros dois meses, não é permitido deitar de bruços. De lado, somente depois dos primeiros 30 dias, contando com o auxílio de travesseiros. Nos primeiros 20 dias, deitar na posição de Fowler (dorso elevado com um travesseiro embaixo dos joelhos). Para ficar mais confortável, é recomendado o uso de vários travesseiros.

Não é permitido dirigir automóveis nos primeiros 21 dias. Quanto ao banho, o primeiro pode ser tomado no dia seguinte à cirurgia, com as precauções necessárias (áreas operadas limpas com sabão receitado, por exemplo). Além disso, essas áreas devem ser enxugadas com toalhas higienizadas, que deve ser separada para secagem também nos dias posteriores. As fitas de micropore não se soltam durante o banho, além de ser comum uma certa dormência na área operada e um desconforto aos sentar-se: portanto não há com o que se preocupar!

No leito, não é necessário fazer repouso, uma vez que a movimentação é recomendada. O resultado eficaz da cirurgia vai depender da forma como o paciente segue as recomendações. Por essa razão, entre em contato com a nossa equipe caso tenha qualquer dúvida e siga as nossas orientações!