Ginecomastia

O que é?

A correção de ginecomastia é o procedimento cirúrgico que visa eliminar o excesso de mamas nos homens, um procedimento que vem ganhando cada vez mais espaço entre o público masculino. 

Para quem é indicada?

É indicada para homens que obtiveram um desenvolvimento excessivo das mamas, seja por questões hormonais, obesidade, hereditariedade, alguma patologia, uso de anabolizantes ou alguns medicamentos, além de grande perda de peso. Essas situações podem causar desconforto, insegurança e baixa autoestima. 

Como é realizada?

O que ocorre é a remoção de todo o tecido da glândula mamária. Normalmente é feita com um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo.

Cuidados pré-operatórios na Ginecomastia

– Jejum de 8 horas, inclusive para líquidos (exceto para medicações, caso faça uso, que devem ser tomadas normalmente, com um pouco de água).

– Evitar bebidas alcoólicas ou refeições pesadas na véspera da cirurgia.

– Evitar qualquer medicamento para emagrecer por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico.

– Programe suas atividades sociais, domésticas, profissionais ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 10 dias. 

– Tomar banho com o sabão específico receitado na véspera e no dia da cirurgia.

Cuidados pós-operatórios na Ginecomastia

– Nos primeiros 3 dias após a correção de ginecomastia, você não deve deitar com a cabeceira mais elevada. Isso reduz o edema (inchaço) da região operada. 

– O primeiro banho pode ser tomado no dia seguinte à cirurgia. Uma pessoa deve te auxiliar nesse primeiro banho. Faça tudo cuidadosamente e devagar. As áreas operadas podem ser lavadas com o sabão receitado. Enxugue as áreas operadas com uma toalha de rosto limpa, que deve ser separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Coloque imediatamente a malha de compressão cirúrgica. Complete o pós banho. Não se preocupe com as fitas de micropore, elas não se soltam durante o banho.

– Não se deve dirigir automóveis nos primeiros 21 dias de pós-operatório.

– É comum a presença de áreas arroxeadas (equimoses) se houver lipoaspiração associada. As mesmas deverão desaparecer num período de até 20 dias de pós-operatório, após ficarem esverdeadas e amareladas. 

– Um dolorimento à compressão da área operada pode ser sentido, é esperado e normal.

– Não há necessidade de repouso no leito. Você pode e deve se movimentar. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima.

– Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 60 dias.

– Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias, se não houver áreas arroxeadas. A radiação solar sobre áreas arroxeadas ou de cicatrizes pode resultar em hiperpigmentação (manchas) na pele. Utilize bastante protetor solar sobre a pele das áreas operadas e também sobre as cicatrizes, mesmo que elas estejam cobertas.

– Você deve ir as consultas de retorno regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.

– ATENÇÃO: O resultado de sua cirurgia depende muito do correto seguimento dessas orientações. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe. Estamos sempre à disposição.

Dúvidas frequentes (Ginecomastia)

– O pós-operatório desta cirurgia é doloroso? Sensibilidade a dor é uma característica individual. Geralmente é uma dor tolerável, principalmente nas primeiras 48 horas, que cede com o uso dos analgésicos prescritos.

– Há perigo nesta cirurgia? Complicações são bastante raras nesta cirurgia.  Durante sua consulta, todos os riscos serão explicados. 

– Qual o tipo de anestesia utilizada? Anestesia local ou peridural com sedação.

– Quanto tempo dura o ato cirúrgico? Em média de 2 horas. Se associada a lipoaspiração, 3 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

– Qual o período de internação? Em média 08 horas. Caso haja associação com outro procedimento a internação pode ser de 1 dia.

– São utilizados curativos? Sim. São colocados micropore estéril ou cola cirúrgica na área dos pontos, que o paciente o mantém até o 1° retorno (no caso do micropore). Quando utilizado a cola cirúrgica essa se desprende por volta do 7° ao 10° dia.

– Quando são retirados os pontos? Quando há pontos externos eles são retirados normalmente entre 10 a 14 dias. 

– Quando poderei tomar banho completo? No dia seguinte à cirurgia, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados na consulta.

– Como ficarão as cicatrizes no pós operatório? As cicatrizes geralmente são em formato de meia lua, localizadas na transição da pele da aréola com a pele normal do tórax. Em casos onde há flacidez moderada de pele, a cicatriz poderá se prolongar além das aréolas. Em casos mais graves, quando há muita flacidez de pele, é feita uma cirurgia similar a mamoplastia redutora, adaptada para homens. As cicatrizes são posicionadas discretamente para construir um peitoral masculino natural.

– Quando verei o resultado definitivo? A redução completa do edema (inchaço) só ocorre após 6 meses de cirurgia, principalmente se associada a lipoaspiração, embora já nos primeiros dias veremos mudanças significativas na forma e volume dos glúteos. Com relação à cicatriz o resultado definitivo só ocorre após 18 meses.

Ao decidir realizar esta cirurgia, é fundamental procurar um cirurgião plástico credenciado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar o procedimento com segurança.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!