Mentoplastia

O que é?

cirurgia de mentoplastia é um procedimento que pode remodelar, aumentar, diminuir ou corrigir deformidades no mento. Para realizar esse procedimento é necessário realizar exames preliminares, como a tomografia computadorizada e a telerradiografia, que mostram ao médico mais detalhes da imperfeição.

Para quem é indicada?

É indicada para pessoas que não possuem uma proporção facial adequada devido ao baixo volume do queixo.

Como é realizada?

O procedimento pode ser realizado através de cortes internos na boca, sem causar cicatrizes externas, e pode ser realizada até mesmo com anestesia local, dependendo do tempo da intervenção e da condição psicológica do paciente.

Cuidados pré-operatórios na Mentoplastia

– O aconselhável é que possa trabalhar a partir de casa de modo a evitar esforços;

– Deve utilizar compressas frias na região afetada de modo a diminuir os inchaços aparentes e/ou drenagens linfáticas;

– É aconselhado que nos primeiros três meses a alimentação do paciente seja à base de líquidos e pastosos;

– Deve evitar a exposição solar, esforços e exercício físico; de maneira a melhorar o processo de mastigação, de diminuir a dor e o inchaço, e também a dor de cabeça causada pela tensão dos músculos, é aconselhado realizar sessões de fisioterapia.

Cuidados pós-operatórios na Mentoplastia

– Nos primeiros 2 meses após a mamoplastia de aumento, você não deve deitar de bruços. Deitar de lado é permitido após 30 dias, com o auxilio de alguns travesseiros.

– Não se deve pegar qualquer tipo de peso, levantar os braços acima dos ombros ou dirigir automóveis nos primeiros 21 dias de pós-operatório.

– O primeiro banho pode ser tomado no dia seguinte à cirurgia. Uma pessoa deve te auxiliar nesse primeiro banho. Faça tudo cuidadosamente e devagar. As áreas operadas podem ser lavadas com o sabão receitado. Enxugue as áreas operadas com uma toalha de rosto limpa, que deve ser separada apenas para enxugá-las também nos outros dias. Enxugue o resto do corpo com outra toalha comum. Coloque imediatamente o sutiã cirúrgico. Complete o pós banho. Não se preocupe com as fitas de micropore, elas não se soltam durante o banho.

– Uma dor leve à compressão dos seios nos primeiros dias é esperada e normal.

– Não há necessidade de repouso no leito. Você pode e deve se movimentar. Tente refazer suas atividades normais dentro dos limites colocados acima.

– Fique afastada(o) dos afazeres domésticos mais pesados por pelo menos 21 dias.

– Qualquer esporte com bola (vôlei, basquete, futebol, sinuca, boliche, tênis, etc.) ou de contato, está proibido por pelo menos 60 dias.

– Ir à piscina ou à praia está permitido após 30 dias, se não houver áreas arroxeadas. Só use maiôs ou biquínis da cor escura que cubram totalmente as cicatrizes e que sejam de tecidos grossos como jeans, lã ou poliéster, evitando a exposição ao sol sobre a cicatriz.

– Você deve ir as consultas de retorno regularmente, como solicitado, para reavaliação e evolução da cirurgia. Logo após o período de dolorimento das áreas operadas, deverão ser iniciadas as massagens e drenagens linfáticas das mesmas, em torno de 3 a 7 dias de pós-operatório.

Dúvidas frequentes (Mentoplastia)

– Onde se localizam as cicatrizes? Poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará ao critério de cada cirurgião plástico e paciente a escolha da localização da cicatriz.

– Qual o tipo de anestesia é utilizada? Geralmente esta cirurgia é realizada em pacientes adultos, pelo que quando se trata de uma correção exclusivamente do mento, a anestesia é local com sedação. Se for necessário associar outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o acto cirúrgico sob anestesia local ou geral.

– Como é a prótese de silicone que será introduzida? O cirurgião modela a peça ou geralmente utiliza peças pré-moldadas (existem vários tamanhos, que podem ser apresentadas ao paciente durante as consultas pré-operatórias).

– O silicone é perigoso? Não poderá ocasionar cancro? Há mais de 35 anos que se usa silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de uma acção cancerígena do silicone. O silicone é substância inerte ao organismo e que se mantém no seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de estrumam da prótese. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato como infecções, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a prótese mediante uma cirurgia simples sob anestesia local, sem ficar qualquer sequela. Posteriormente poderá ser reintroduzida uma nova prótese. O silicone, na forma líquida, não está indicado para uso médico.

– Há dor no pós-operatório? Geralmente não. Uma queixa um pouco mais comum é a presença de parestesia (formigamento) local que desaparece gradualmente.

– Como são os pensos? Independentemente da incisão interna ou externa, costuma fazer-se um tipo de penso local, de manutenção, com fins de ajudar a manter a prótese fixa na posição desejada. Além de que, este penso serve de protecção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

– Quantos dias deverei ficar de repouso? Dependendo da actividade, apenas 2 a 3 dias. Casos especiais poderão determinar cuidados por mais tempo sem, contudo, necessitar de um repouso absoluto.

– Qual o maior cuidado que se deve tomar antes da cirurgia? Informar ao seu cirurgião plástico e estético quanto à presença de algum dente, principalmente da arcada inferior, com infeção ou inflamado. Caso isto ocorra, deve procurar o seu dentista para o seu tratamento, e só depois efectuar a cirurgia de Mentoplastia de aumento.

– Minha fisionomia mudará muito com esta cirurgia? Não deverá ocorrer grande alteração fisionómica. Apenas haverá um melhor equilíbrio da sua fisionomia, mantendo as suas características individuais.

– Esta cirurgia poderá ser associada a uma rinoplastia? Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, de forma a se obter um melhor equilíbrio estético da face.

Ao decidir realizar esta cirurgia, é fundamental procurar um cirurgião plástico credenciado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para realizar o procedimento com segurança.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta!